Finalidade

Investimentos de médio e longo prazo, tais como capital de giro para financiar ciclo operacional da empresa, fusão e aquisição (M&A), recompra de ações para reestruturar o cap table da empresa, financiamento de equipamentos (capex) para expansão da operação.

Tempo médio de processo

Aproximadamente 4 meses

Requisitos

  • Receita mínima, a depender do fundo;
  • Estar entre os estágios de crescimento referentes a seed, series A, B e C, a depender do fundo;
  • Passar por um momento transformacional: forte crescimento orgânico, conquista de mercado e ganho de escala; investimentos em tecnologia; crescimento inorgânico e situações especiais de aprimoramento da estrutura de capital;
  • Governança corporativa estruturada
  • Dispor de garantias, tais como fluxo de recebíveis, aval dos sócios, ativos intangíveis e ativos reais. As garantias são definidas caso a caso;
  • Seguir contratos de covenants, tais como índices de liquidez, alavancagem, performance, controle sobre aplicação de recursos, boas práticas de governança.

Empresas que Podem Acessar

Pequenas e médias empresas de todos os setores, inovadoras e com potencial de crescimento.

O Venture Debt pode fazer sentido para a empresa em dois momentos:

  • Entre rodadas de investimento, alongando a pista da empresa e melhorando seus números para que possa obter um valuation maior na próxima rodada de investimento;
  • Concomitante a rodada de investimento, alavancando o total de dinheiro captado, e conseguindo mais capital com menor diluição para os acionistas. O total do empréstimo geralmente é de até 30% da última rodada de fundraising.
  • Proteção em momentos de dificuldade de mercado, evitando o uso de equity como financiamento em condições desfavoráveis.

Trade-Offs

vantagens

Proteção Contra Diluição

Permite uma rodada menor de captação via equity, pois complementa os recursos necessários para atingir a meta que permitirá atingir um valuation maior para a próxima rodada de captação. Geralmente, a empresa se dilui de 20% a 30% menos.

Adicional de Liquidez

O caixa adicional captado com venture debt permite à companhia atingir determinados patamares operacionais, o que significa um valuation maior e/ou necessidade menor de captação na próxima rodada.

Agilidade

O processo de aprovação de crédito é mais rápido e exige menos dedicação do management quando comparado ao processo de investimento em equity.

desvantagens

Garantias

Requer garantias, tais como aval, conta vinculada, escrow e outros ativos da empresa, a depender do tipo de negócio.

Custo

O custo do empréstimo costuma ser mais alto que outras modalidades de dívida do mercado.

Governança

O fundo exige uma governança estabelecida, com controles financeiros mais apurados, além do acompanhamento de índices de covenants financeiros e operacionais.

Covenants

Como se trata de dívida, são exigidos covenants, como o nível de endividamento que deve ser de até 30% da receita bruta

 

 

Aqui você terá o passo a passo para acessar Venture Debt

  • Preparação, conversa com fundos, term sheet de venture debt, negociação com o fundo, estruturação de debênture e CCB e closing da operação.

Aqui você terá o passo a passo para acessar Venture Debt