Finalidade

Financiamento de projetos de investimento, como aquisição de máquinas e equipamentos, inovação em processos e produtos, importação e exportação, projetos de sustentabilidade,entre outros.

Empresas que Podem Acessar

Empresas de todos os portes e setores, a depender do público-alvo de cada linha de crédito.

Requisitos

  • Contabilidade consolidada e organizada,
  • Bom resultado operacional, medido pelo EBITDA, comprovando a capacidade de pagamento do financiamento,
  • Concessão de garantias reais e/ou pessoais. Em alguns casos, são aceitos seguro garantia, percentuais de garantias de aplicação financeira, entre outros.
  • As garantias geralmente devem cobrir de 110% a 130% do valor do financiamento.

Tempo Médio do Processo

Entre 2 a 6 meses, a depender da necessidade da empresa e do relacionamento que se tem com o banco. Geralmente a parte de análise de crédito e a análise de garantias são as que mais demoram.

Trade-Offs

vantagens

Alavancagem

A dívida propicia alavancagem financeira da empresa, ou seja, existência de benefício fiscal (no caso de Lucro Real), além de proporcionar uma redução do custo de capital.

Prazo

O prazo de pagamento/amortização é mais estendido, sendo geralmente de 5 a 10 anos, com até 2 ou 3 anos de carência, a depender da linha de crédito e do valor a ser financiado.

Custo

O custo varia de acordo com cada tipo de financiamento, sendo muito comum a indexação à inflação ou taxa de juros básica adicionada a um spread. Para linhas de curto prazo, como capital de giro, é comum identificar-se uma taxa fixa.  Com o atual cenário de queda de juros, linhas de financiamento (mais baratas) vêm se tornando mais atrativas, apresentando uma boa oportunidade para financiamento de negócios em geral.

desvantagens

Risco

Podem haver cláusulas restritivas referentes a caixa, ativos, M&A, salários e funcionários, acompanhadas de auditoria periódica; Pode haver financiamento por reembolso, isto é, o banco só concede o crédito após a comprovação da compra.

Processo

O processo para captação pode variar ao longo da negociação, dependendo da natureza e complexidade do projeto, o que gera incertezas quanto à estrutura da captação, tempo de execução e efetuação do desembolso.

Custo

Taxas de juros podem ser altas a depender do projeto a ser financiado.

Garantias

São exigidas garantias reais da empresa ou pessoais dos sócios, tais como hipoteca, penhor, propriedade fiduciária, recebíveis, etc. e/ou pessoais, tais como fiança ou aval. Em alguns casos, são aceitos seguro garantia, percentuais de garantias de aplicação financeira e máquinas e equipamentos (quando eles são financiados).

Aqui você terá o passo a passo para acessar Linhas de Crédito

  • Preparação, elaboração do projeto de investimento, solicitação de crédito e negociação das condições de financiamento com instituições financeiras.
  • Lista de bancos de desenvolvimento e os tipos de linhas de crédito oferecidas.
  • Lista de fintechs que oferecem crédito para empresas.
  • Lista de linhas de financiamento oferecidas pelo BNDES, BRDE, BNB e Finep.

Aqui você terá o passo a passo para acessar Linhas de Crédito