Clique na opção para acessar o conteúdo

Ckecklist de Due Diligence

Neste material você vai conhecer os principais pilares aprofundados durante a diligência e também os respectivos documentos e itens. O modelo deste checklist é um padrão e pode sofrer ajustes conforme o tipo de transação, objetivos das partes, perfil do investidor, estágio de maturidade e segmento da sua Scale-up.

Acessar checklist Conteúdo, em português

31 Pitch Deck Slide Examples: The Good, The Bad, The Ugly

Este artigo apresenta cases de sucesso e cases de fracasso de slides de Pitch Deck do negócio. Aqui um ótimo material para se basear no momento de criar os slides da empresa para os investidores.

Ver artigo Artigo, em inglês, 14 minutos

How much dilution makes sense for a founder

O artigo traz boas-práticas para a gestão do cap table do negócio, mostrando como o empreendedor pode evitar que a diluição se torne um problema no futuro

Ver artigo Artigo, em inglês, 5 minutos

Qual a importância do Unit Economics para a captação?

Nesse artigo é apresentado o Unit Economics, sua importância para acessar Venture Capital, e suas três principais "regras".

Artigo, em inglês, 3 minutos

Quatro dicas de como fechar mais deals

O artigo traz quatro dicas práticas de como fechar mais deals trazendo curiosidade e empatia para o negócio

Artigo, em inglês, 4 minutos

Como construir o primeiro Conselho de Administração do negócio

O artigo apresenta boas-práticas e instruções de como implementar e gerir um Conselho no negócio. O conteúdo inclui a agenda que costuma ser abordada pelo Conselho, gestão do tempo da reunião, diversidade dos membros, dentre outros temas.

Artigo, em português, 4 minutos

Valuation: guia completo para calcular o valor da sua empresa

Este artigo ensina como calcular o valuation pré e pós-investimento, abordando aspectos como valor do investimento e negociação com investidores.

Ver artigo Artigo, em português, 7 minutos

How Many Investors Should You Talk to in a VC Fund Raise? And How Do You Prioritize?

Este artigo mostra como fazer o roadshow estruturado com fundos de investimento, considerando que o processo de fundraising é similar a um processo de vendas B2B.

Ver Artigo Artigo, em inglês, 7 minutos

LAVCA Website

O site da LAVCA apresenta todo o cenário de venture capital e private equity da América Latina, investimentos realizados, tendências que estão surgindo, além de relatórios sobre acesso a capital focados na América Latina.

Ver Site Site, em inglês

Blog da Astella Investimentos

No blog da Astella são abordados temas relevante de venture capital e cases de sucesso.

Ver Blog Blog, em português

Tomasz Tunguz Blog

O blog do Tomasz apresenta diversas análises de negócios, além de uma curadoria de análises, benchmarks, livros, dentre outros materiais.

Ver Blog Blog, em inglês

Pitchbook Blog

O blog do Pitchbook apresenta um compilado de informações, tendências, cases e demais informações sobre venture capital, private equity, corporações, dentre outros temas

Ver Blog Blog, em inglês

AVC: o blog de Fred Wilson, sobre Fundraising

No AVC há conteúdo sobre diversos temas, em especial sobre Venture Capital & Tecnologia.

Ver Blog Blog, em inglês

Rodada de investimento: qual a chance de uma startup ir do Series A ao Series E?

O conteúdo discute as dificuldade que empresas inovadoras, principalmente em estágio inicial (Seed), enfrentam para amadurecerem e levantarem novas rodadas de investimento, buscando entender a jornada dessas empresas no funil de investimentos

Ver artigo Artigo, em português, 5 minutos

How to Navigate Fundraising in a Fundamentally Different World

O artigo traz dicas e insights de mentores como Martin Escobari, Nico Szekazy, Shailesh Hao e Reid Hoffman. No material são discutidas estratégias para assegurar a sustentabilidade financeira do negócio, direcionamentos para solicitar financiamentos, e insights para que o empreendedor organize seu negócio para a retomada econômica

Ver artigo Artigo, em inglês, 6 minutos

The Path to IPO

Esta ferramenta traz visões de diversas empresas muito conhecidas que cresceram de startups para empresas públicas. O material inclui: o retorno do investidor sobre o investimento, o preço por participação antes de virar pública e o retorno líquido para novos investidores.

Acessar ferramenta Ferramenta, em inglês

Equity Podcast

Equity é um podcast sobre venture capital que apresenta a dinâmica de investimentos do Vale do Silício.

Ouvir podcast Podcast, em inglês

The Money Episode

Miriam Naficy é empreendedora e CEO da empresa americana Minted e co-fundadora da Eve.com. Naficy acredita que na maioria das vezes é preciso buscar muito mais dinheiro do que se pensa. Afinal, a vida de um empreendedor é como andar em um campo minado de custos e gastos inesperados.

Ouvir podcast Podcast, em inglês, 28 minutos

Paulo Veras - o fundador da 99 conta a trajetória de fundraising do primeiro unicórnio brasileiro

Paulo Veras é fundador da 99, ex-presidente da Endeavor Brasil e investidor em Venture Capital. Neste episódio, ele conta os detalhes da trajetória de fundraising da 99.

Ouvir podcast Podcast, em português, 55 minutos

Sergio Furio, e a trajetória de fundraising da Creditas

Sergio Furio é o founder e CEO da Creditas. Neste episódio do Astella Playbook ele conta sobre sua história pessoal, os desafios de empreender no Brasil e a trajetória de fundraising de uma das principais fintechs do país.

Ouvir podcast Podcast, em português, 60 minutos

Captable

Captable.io é uma ferramenta de gerenciamento e planejamento de equity com todos os recursos necessários para ajudar empresas a estruturarem e registrarem sua diluição corretamente, trabalhar e compartilhar com stakeholders e criar um modelo e plano para futuras rodadas de investimento.

Acessar ferramenta Ferramenta, em inglês

Office Hours with Vela Wood

“Office Hours” é um podcast apresentado por advogados de Vela Wood, um escritório de advocacia empresarial localizado em Dallas, Texas, que discute assuntos gerais relacionados a fundraising para startups.

Ouvir podcast Podcast, em inglês

How to improve your odds of getting to yes with a VC - "Land and Expand"

Mark Suster conta como conquistar a confiança dos investidores para conseguir venture capital. Este artigo descreve o que é esperar de parceiros, da dinâmica de decisão, do papel de outros investidores que não são parceiros e como as reuniões com parceiros funcionam. Saiba como acontece todo o processo de decisão.

Ver artigo Artigo, em inglês, 7 minutos

The Ultimate Guide to Liquidation Preferences

Este artigo apresenta termos envolvidos em uma cláusula de Liquidation Preference.

Ver artigo Artigo, em inglês, 8 minutos

How to talk about valuation when a VC asks

Quando chega o momento de conversar sobre o valuation da sua empresa, é preciso entender o que o investidor quer entender da sua empresa. Mark Suster explica a visão do investidor, perguntas frequentes e o que deve ser respondido para que as informações não fiquem assimétricas.

Ver artigo Artigo, em inglês, 11 minutos

How to make sure your cap table tells the right story about your startup

Cap tables fazem parte da vida de todo empreendedor, elas parecem simples inicialmente, mas ficam bem complicadas assim que as empresas ganham tração e aumentam a diluição. Este artigo conta o que os investidores querem entender a partir de sua cap table e dá dicas de como contar a história da sua startup da maneira correta.

Ver artigo Artigo, em inglês, 8 minutos

Investors Have More Than Money to Offer Entrepreneurs

Julia Austin afirma que muitos empreendedores acreditam que seu investidor tem como único objetivo financiar uma empresa, quando na verdade eles também são conselheiros na hora da tomada de decisão. Este artigo traça o básico e o além do básico que deve ser perguntado ao investidor e a maneira correta de se perguntar. Aqui é abordado os temas contratação, marketing, vendas e parcerias, produtos, pessoas, finanças.

Ver artigo Artigo, em inglês, 20 minutos

How VCs See Your KPIs

Este artigo conta como o investidor sabe se você está acompanhando os KPIs da sua empresa e o que ele vê nesses indicadores e metas. O autor ainda compartilha um KPI Checklist com 10 tópicos para garantir que seus KPIs estejam alinhados.

Ver artigo Artigo, em inglês, 6 minutos

How much should you raise in your VC round? And what is VC looking at in your model?

Na hora de captar venture capital, os investidores vão avaliar quanto dinheiro você está buscando, quanto tempo esse dinheiro vai durar e o seu progresso durante esse período. Neste artigo, Mark Suster descreve em detalhe uma regra importante que deve aparecer no business plan: "Cash In, Cash Out, Milestones Achieved".

Ver artigo Artigo, em inglês, 7 minutos

The Full Ratchet

Nick Moran, criador da séris de podcasts "The Full Ratchet", começou como investidor anjo em 2013 e percebeu que o melhor jeito de aprender é conversando com especialistas no assunto. Em "The Full Ratchet", Moran entrevista investidores em todos os assuntos, desde o que é um investidor anjo até que receita mensal é necessária para um investimento de série A.

Ouvir podcast Podcast, em inglês

The Pitch

"The Pitch" apresenta o mundo arriscado de Venture Capital no formato de um Shark Tank com empresas e VCs reais. O podcast apresenta como os empreendedores vendem suas ideias, o que faz o investidor dizer sim e como estas conversas iniciais podem virar grandes negócios ou não. Cada episódio da série retrata o momento crítico em que o empreendedor negocia como o VC.

Ouvir podcast Podcast, em inglês

Governança corporativa para startups e scale-ups

Este material mostra como a implantação da governança corporativa pode ocorrer aos poucos e sofisticar-se ao longo da jornada. Em cada fase de crescimento da empresa (ideação, validação, tração e escala) existe um momento propício para a adoção ou o aprimoramento de determinadas práticas.

Acessar livro Livro, em português

Startup

"StartUp" é uma série documental sobre a vida empreendedora. O podcast conta sobre a experiência de um empreendedor começando sua própria empresa de podcasts. Perfeito para empreendedores interessados em Venture Capital.

Ouvir podcast Podcast, em inglês

Mastering the VC Game: A Venture Capital Insider Reveals How to Get from Start-Up to IPO on Your Terms

Achar o venture capitalist perfeito para financiar sua empresa é um desafio. Neste livro, Jeffrey Bussgang apresenta uma perspectiva de quem já esteve nos dois lados da negociação. Com entrevistas dos empreendedores mais bem sucedidos e conselhos práticos, o autor revela como ser notado, ter o pitch perfeito e negociar uma parceria que funcione para todos.

Encontrar livro Livro, em inglês

Secrets of Sand Hill Road: Venture Capital and How to Get It

Quer você esteja tentando tirar uma nova empresa do chão ou scaling uma empresa já existente, você precisa entender como venture capitalists pensam. Em "Secrets of Sand Hill Road", Kupor explica como venture capitalists decidem onde e quanto investir e como empreendedores podem conseguir o melhor acordo para ter a melhor relação com os investidores.

Encontrar livro Livro, em inglês

Venture Deals: Be Smarter Than Your Lawyer and Venture Capitalist

O livro explica informações detalhadas sobre o processo de negociação de venture capital para empreendedores e investidores. Explora os diferentes estágios de financiamento, descreve os vários tipos de investidores que podem financiar sua empresa e examina detalhadamente o term sheet de venture capital. Os autores compartilham estratégias efetivas de negociação e informa sobre os diferentes tipos de financiamento, incluindo equity, traditional convertible debt, venture debt e novas práticas de crowdfunding.

Encontrar livro Livro, em inglês